top of page

Como vai acessibilidade na cidade e nos comércios?


Por que será que a maioria das pessoas acha que, para a cidade ter acessibilidade, basta colocar uma rampa na calçada? Vai muito além disso.

Por falar nisso, como anda a sua cidade em relação à acessibilidade? Recentemente, o prefeito de São Paulo (não cadeirante) andou pelas calçadas de São Paulo numa cadeira de rodas para ver como está a realidade de PcDs (Pessoas com Deficiência) e identificar quais medidas precisa tomar para recuperar as calçadas.

Mas quando se fala em acessibilidade pelas cidades, não se trata somente de pessoas cadeirantes. Trata-se sim de: instalar piso tátil e sinalizadores para PcDs Visuais, luminárias específicas para PcDs Auditivas, rampas para PcDs Físicas (essas são algumas medidas a serem tomadas tanto pelas cidades quanto pelos comércios para proporcionar acessibilidade a todo e qualquer tipo de PcDs).

PcDs conseguem andar pelas calçadas? Conseguem atravessar uma rua (os semáforos têm a sinalização para PcDs Visuais?) sem problemas? E os restaurantes, hotéis, museus, cinemas e demais locais que qualquer pessoa PcD ou não PcD tem o direito de acessar?

Dentro desses locais citados, há também acessibilidade?

E nos comércios, como anda a acessibilidade? Qualquer tipo de PcD consegue entrar, andar, comprar e sair das lojas sem nenhuma barreira? Os comerciantes estão adaptando suas lojas para esse público?

Vou descrever aqui alguns itens que lugares públicos e privados precisam ter para se tornar acessíveis (e que eu percebo em minha cidade): leitura em Braille, pessoas que saibam conversar em Libras, banheiros acessíveis, entre outros.

Pessoas de outros estados relatam os seguintes problemas de acessibilidade: carros que invadem as calçadas, jardins criados em frente a prédios para impedir o estacionamento, calçadas e ruas esburacadas, e outros mais.

Certo dia, uma pessoa relatou ter escutado o seguinte: “vocês PcDs são a "minoria" na população”. Será que é por isso que ainda há resistência sobre acessibilidade? Mas veja essa conta interessante: PcDs + IDOSOS + CARRINHOS DE BEBÊ somam mais que a população considerada SEM deficiência. E, nesse caso, todos eles se beneficiariam utilizando a rampa, um dos exemplos.

Vocês já pararam para olhar se sua cidade está precisando melhorar na acessibilidade?


Ana Bracarense

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page