Por que não usamos a sigla PCD?


Do lado do empresariado, falta muita informação e explicação sobre os direitos e deveres de empregados e empregadores no caso de PcDs. Muitas empresas ainda desconhecem os benefícios da inclusão social, principal legado do convívio, como fator de relacionamento e competitividade no mercado.


Esse desconhecimento, somado ao descaso humano, pode trazer ao profissional PcD uma visão de futuro muito ruim para toda a vida. Muitas empresas, preocupadas apenas em preencher uma cota, não levam o problema a sério e nada fazem para mudar suas atitudes, buscando capacitar, treinar e acompanhar o profissional PcD no ambiente de trabalho.


A triste conclusão é que a maioria dos profissionais PcDs se sente acuado e não busca se desenvolver e sequer se candidata a determinadas vagas por falta de incentivo das empresas, que optam oferecer a eles apenas vagas secundárias e com salários baixos.


Não havendo uma mobilização de profissionais e empresas, os profissionais PcDs acabam destinados a viver num mundo onde só os “normais” tem trabalho, deixando para nossas futuras gerações o dever de “reabilitar” essas pessoas ao mundo social.


As PcDs têm somente uma limitação, devida a terem nascido assim ou terem se tornado PcD no decorrer da sua vida. Mas, se a PcD busca se incluir ou recolocar no mercado de trabalho, se busca algo melhor para sua vida, é porque é capaz de trabalhar. Basta que lhe seja dada a oportunidade e o acompanhamento em seu desenvolvimento.


Os dados a seguir são de PcDs de Uberaba/MG; imaginem se esse estudo for feito em todas as cidades do nosso país. Quantas PcDs existirão em cada cidade/estado pelo Brasil inteiro?


Deficiência Auditiva


Não consegue de modo algum

455


Grande Dificuldade

2.129

Alguma Dificuldade

9.676


Total

12.260


Deficiência Visual


Não consegue de modo algum

820

Grande Dificuldade

6.103


Alguma Dificuldade

28.220

Total

35.143


Deficiência Intelectual

3.428


Total

3.428


Deficiência Motora


Não consegue de modo algum

1.329


Grande Dificuldade

4.857


Alguma Dificuldade

10.136


Total

16.322


Com nenhuma dessas citadas acima

244.254


Total

244.254


Dados do IBGE/Uberaba/MG


Ana Bracarense 17/08/2015

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 by CLICK CONSULTORIA PCD.  Proudly created with Wix.com

Ana Bracarense PcD

 

(34) 9 8807-0819

ana@clickconsultoriapcd.com

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon