Por que não usamos a sigla PCD?
Do lado do empresariado, falta muita informação e explicação sobre os direitos e deveres de empregados e empregadores no caso de PcDs. Muitas empresas ainda desconhecem os benefícios da inclusão social, principal legado do convívio, como fator de relacionamento e competitividade no mercado.
Esse desconhecimento, somado ao descaso humano, pode trazer ao profissional PcD uma visão de futuro muito ruim para toda a vida. Muitas empresas, preocupadas apenas em preencher uma cota, não levam o problema a sério e nada fazem para mudar suas atitudes, buscando capacitar, treinar e acompanhar o profissional PcD no ambiente de trabalho.
A triste conclusão é que a maioria dos profissionais PcDs se sente acuado e não busca se desenvolver e sequer se candidata a determinadas vagas por falta de incentivo das empresas, que optam oferecer a eles apenas vagas secundárias e com salários baixos.
Não havendo uma mobilização de profissionais e empresas, os profissionais PcDs acabam destinados a viver num mundo onde só os “normais” tem trabalho, deixando para nossas futuras gerações o dever de “reabilitar” essas pessoas ao mundo social.
As PcDs têm somente uma limitação, devida a terem nascido assim ou terem se tornado PcD no decorrer da sua vida. Mas, se a PcD busca se incluir ou recolocar no mercado de trabalho, se busca algo melhor para sua vida, é porque é capaz de trabalhar. Basta que lhe seja dada a oportunidade e o acompanhamento em seu desenvolvimento.
Os dados a seguir são de PcDs de Uberaba/MG; imaginem se esse estudo for feito em todas as cidades do nosso país. Quantas PcDs existirão em cada cidade/estado pelo Brasil inteiro?
Deficiência Auditiva
Não consegue de modo algum
455
Grande Dificuldade
2.129
Alguma Dificuldade
9.676
Total
12.260
Deficiência Visual
Não consegue de modo algum
820
Grande Dificuldade
6.103
Alguma Dificuldade
28.220
Total
35.143
Deficiência Intelectual
3.428
Total
3.428
Deficiência Motora
Não consegue de modo algum
1.329
Grande Dificuldade
4.857
Alguma Dificuldade
10.136
Total
16.322
Com nenhuma dessas citadas acima
244.254
Total
244.254
Dados do IBGE/Uberaba/MG
Ana Bracarense 17/08/2015