top of page

Como deve ser a vida cultural de PCD’s?



Essa foto acima são meus troféus de Canastra. Sendo o troféu do lado esquerdo eu ganhei por ser vice-campeã em 2003 e a foto da direita eu com minha dupla fomos dupla destaque em 2007.


A participação na vida cultural e recreação, lazer e esportes tem que ser de igualdade para todos. Não é porque PcDs têm um déficit, ou uma redução de locomoção, ou qualquer tipo de limitação, que não possam se divertir.

E quando PcDs são estimuladas, podem alcançar objetivos tanto quanto as demais pessoas.


As Paralimpíadas mostraram isso, não foi mesmo? Só para recordar: nas Olimpíadas Rio 2016 foram 7 medalhas de Ouro, 6 de Prata e 6 de Bronze para o Brasil (e com todas as mídias sociais possíveis cobrindo as competições, pois até as programações das televisões foram alteradas para transmitir ao vivo). Já nas Paralimpíadas, o país obteve 14 medalhas de Ouro, 29 de Prata e 29 de Bronze, e o melhor competidor foi o nadador que em 9 competições conquistou 9 medalhas.


Até mesmo um jogo de baralho (exemplo: canastra) pede concentração, atenção, e isso qualquer pessoa (com ou sem deficiência) precisa ter para ganhar uma competição.


As PcDs adoram ir ao cinema; ir a barzinhos conversar com amigos e escutar uma boa música; dançar; jogar damas; jogar canastra, buraco, nadar dentre outros.


As pessoas com deficiência têm, por direito, acesso a locais culturais como: teatros, museus, cinemas, bibliotecas. E, nesses locais, ter destinados com a placa devidamente à mostra ou com intérpretes, portas acessíveis, banheiros acessíveis, dentre outros. Será que todos esses lugares como: cinema, museu, teatro, clubes, barzinhos, têm todas as acessibilidades para receber PcD.


Em certas datas comemorativas, ou até mesmo para a festa de final de ano, muitas empresas alugam locais para passar o dia e comemorar juntamente com seus funcionários. Mas será que esses lugares são acessíveis para PcDs? Antes de fechar negócio para um evento deste tipo, é sempre recomendável a empresa que está contratando ir ao local e verificar as acessibilidades necessárias para cada tipo de PcD que possua em seu quadro funcional.


Convide seus amigos e convide pessoas com deficiência para participar de eventos, e veja o que uma pessoa com deficiência é capaz de fazer.


OBS: eu amo nadar, dançar, jogar baralho, ir ao cinema

Vamos lá? Mãos à obra !!!

Ana Bracarense PCD

08/07/2016

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page