top of page

Por que poucas pessoas com deficiências tem formação superior?


Uma pequena parcela de PcDs tem formação de ensino superior porque são poucas escolas de ensino fundamental e médio que possuem condições de acessibilidade e aceitação de PcDs, fazendo com que muitos desistam de continuar os estudos. A educação se constitui em direito para qualquer cidadão, inclusive a pessoa com deficiência, em qualquer nível que seja. É bom refletir sobre a importância do sistema educacional inclusivo para que as PcDs possam ir e vir sem depender de ninguém.


Dentre as maiores dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam posso destacar: inexistência de cadeiras próprias adaptáveis, professores e coordenadores dos cursos capacitados para atender PcDs, alunos/colegas dispostos a ajudar ou apoiar nas atividades dentro de sala de aula, falta de rampas de acesso ou elevadores, salas de aula adaptadas, banheiros e outras instalações que permitam a cadeirantes adentrar e se deslocar sozinhos, sem depender de outros.


O acesso ao ensino envolve desde a criação de novas construções e reformas para adaptação, até a conscientização dos alunos/colegas de estudo e principalmente das pessoas que trabalham na educação, pois são elas que vão formar PcDs para a vida. Podemos acrescentar também na inclusão pessoas especializadas em Libras (Linguagem em Sinais) e Braile (Método de Leituras) nas escolas/faculdades, para que todos tenham um ensino adequado.


Já existem materiais pedagógicos de bom proveito, não somente para as PcDs, mas para a sala de aula toda. Exemplos: Torre de Hanói, Material Dourado e Tangram. Esses materiais fazem com que as crianças/adolescentes tenham maior concentração, dedicação e inteligência.


Se as PcDs conseguirem acompanhar, conseguirem estudar ao mesmo tempo em que forem aceitas nos ensinos fundamental e médio, com certeza desenvolverão a vontade natural de cursar uma faculdade, uma pós-graduação e mestrado, não havendo limites aos sonhos.

Vamos fazer uma corrente do bem!!!

Ana Bracarense 06/06/16

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page