Please reload

Posts Recentes

Acordei PCD, e agora?

November 29, 2016

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Por que poucas pessoas com deficiências tem formação superior?

June 6, 2016

 

 

 

Uma pequena parcela de PCD’s tem formação de ensino superior porque são poucas escolas de ensino fundamental e médio que possuem condições de acessibilidade e aceitação de PCD’s, fazendo com que muitos desistam de continuar os estudos. 


Como para qualquer cidadão, a educação constitui direito à pessoa com deficiência em qualquer nível que seja. É bom refletir sobre a importância do sistema educacional inclusivo para que as PCD’s possam ir e vir sem depender de ninguém.  


Dentre as maiores dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam posso destacar: salas inadequadas, ou sem cadeiras próprias adaptáveis, falta de rampas de acesso ou elevadores, de salas de aula adaptadas, banheiros e outras instalações que permitam cadeirantes adentrar sozinhos, sem depender de outros. 


O acesso ao ensino passa desde a criação de novas construções e reformas para adaptação à conscientização dos colegas de estudo e principalmente das pessoas que trabalham na educação, pois são elas que vão formar PCD’s para a vida.  


Podemos colocar também na inclusão pessoas especializadas em Libras e Braile (Linguagens de Leituras) nas escolas, para que todos tenham um ensino adequado.   


Já existem materiais pedagógicos de bom proveito não somente para as PCD’s e sim para a sala toda. Exemplos: Torre de Hanoi, Material Dourado e Tangran. Esses materiais fazem com que as crianças tenham maior concentração, dedicação e inteligência. 


Se as PCD’s conseguirem acompanhar, conseguirem estudar ao mesmo tempo em que forem aceitas nos ensinos: fundamental e médio com certeza desenvolverão a vontade natural de cursar uma faculdade, uma pós-graduação e mestrado, não havendo limites aos sonhos. 
Portanto, vamos conscientizar todos e ao invés de excluir as PCD’s, junte-se a elas. Tem algum colega de trabalho ou de classe PCD? Pergunte a ele ou ela o que precisa para que possa acompanhar a turma igual aos demais.

 
Vamos fazer uma corrente do bem!!! 


Ana Bracarense 
06/06/16 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags