top of page

Alguns itens que os estádios brasileiros precisam melhorar para serem mais acessíveis


Como ter estádios acessíveis para PcDs (Pessoas com Deficiência)? Esse é um tema bastante importante porque nós PCDs também queremos ir assistir nosso time do coração nos estádios, porém falta acessibilidade. Não somente assistir, mas se por acaso algum jogador, técnico ou qualquer pessoa da imprensa “estiver deficiente”, como é à entrada do estádio, como é a parte dentro do estádio incluindo vestiário e rampa de acesso ao gramado, como é a arquibancada, tem lugar destinado à PCDs, como é o acesso aos bancos de reservas, à cabine de imprensa, banheiros, lanchonetes, gramado.


Segue um breve relato das pessoas responsáveis pelo Estádio do Mineirão: “O Mineirão é o único em Minas Gerais que atende às normas, requisitos de acessibilidade universal, além de possuir 622 assentos (1% da capacidade) dedicados às pessoas com deficiência e seus acompanhantes.


O acesso pelo estacionamento, passando pela esplanada até os assentos reservados foram projetados com ampla visibilidade e executados para atender esse público com segurança. Orientadores de público auxiliam os torcedores com necessidades especiais a chegarem ao seu lugar com mais conforto e facilidade. Cerca de 20% desses profissionais, conhecidos como “Posso Ajudar”, trabalham diretamente com esse público específico que, já fidelizado e confiando no serviço oferecido pelo Mineirão, entra em contato dias antes da partida informando o horário em que estarão no estádio para que sejam recepcionados de forma adequada. O Estádio do Mineirão conta hoje com oito elevadores, além de rampas com inclinação máxima de 8% e ainda 38 banheiros acessíveis para usuários de cadeiras de rodas.


Existem também 53 vagas (2% do número total) exclusivas para veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas com deficiência, distribuídas nos dois níveis de estacionamento coberto, localizadas próximas aos acessos à Esplanada, que são equipados com elevadores. Ressaltamos ainda que o estádio é equipado com vários aparelhos visando o bem estar das pessoas com mobilidade reduzida como, por exemplo, piso sinalizador de direção dentro do estádio e piso tátil em todo o entorno, rampas de acessibilidade internas, instalação de cadeiras para obesos, cabines preferenciais para venda de ingressos, dentre outros.”


Agora vamos ver cada passo, para você aí na sua cidade analisar e verificar se há ou não acessibilidade para PcDs nos estádios?


1º passo: entrada para o estádio:


Sempre existem aquelas catracas que mal passa uma pessoa, agora imagina PcD cadeirante, por exemplo. Para isso, do lado das catracas, os estádios tem que oferecer uma área restrita para a entrada de qualquer tipo de PcDs e seus acompanhantes.

Crédito: Estádio Mineirão tirou a foto especialmente para essa matéria

E claro, que também colocaram rampa de acesso para PcDs cadeirantes, como mostra a figura abaixo:

Crédito: Estádio Mineirão tirou a foto especialmente para essa matéria

2º passo: dentro do estádio tem que colocar também um acesso restrito a PcDs, principalmente às cadeirantes para poder acompanhar, assistir e vibrar com seu time.

Porém, não existem somente PcDs cadeirantes. Existem PCDs auditivas, visuais, dentre outras que também gostam de assistir/escutar jogos de seu time. Por exemplo: PcDs auditivas não podem escutar o que está sendo narrado ou escutar os gritos mas podem vibrar gesticulando e vendo seu time ir em direção ao gol; já PcDs visuais não podem ver para qual lado a bola está indo mas podem escutar muito bem a narração do locutor e vibrar com o gol de seu time.

Então, lugares reservados para PcDs tem que incluir para todas e não somente para cadeirantes.

Crédito: Estádio Mineirão tirou a foto especialmente para essa matéria

3º passo: cabine de imprensa

Dentro das cabines, trabalham os radialistas narrando os jogos, comentaristas, jornalistas, convidados dentre outras pessoas. E além do mais, um desses integrantes pode ser PcD, e aí? É acessível? Novamente afirmo, não são somente PcDs físicas, existem outros tipos de PcDs.

Crédito: Estádio Mineirão tirou a foto especialmente para essa matéria

4º passo: bares/lanchonetes dentro dos

Os bares/lanchonetes dentro dos estádios será que estão acessíveis também? Por exemplo: um cadeirante consegue fazer um pedido de seu lanche ou uma pessoa que está acompanhando que terá que solicitar o pedido diante da altura das colunas entre o bar e a pessoa? Logicamente que para as outras PcDs terão pessoas auxiliando e caso não tenham, segue uma dica: para PcDs auditivas é só entregar o cardápio ou um papel para PcD escrever o que quer e para PcD Visual tem que ser uma pessoa que tenha paciência para ler o cardápio a ela.


Então cada PCD é um caso diferente, não é mesmo?


Crédito: Estádio Mineirão tirou a foto especialmente para essa matéria


5º passo: banheiros nos estádios

Por mais que nos estádios não tenham banheiros juntamente com as construções dos estádios é necessário colocar banheiros químicos. Mas não qualquer tipo de banheiro químico, pois existem banheiros químicos adaptados para PcDs. Principalmente PcDs cadeirantes onde o vaso sanitário é mais baixo, tem uma barra ferro na parede para a pessoa apoiar como mostro nas figuras abaixo.

Crédito: Estádio Mineirão tirou a foto especialmente para essa matéria


6º vestiário:


No caso dos vestiários porque será que são tão pequenos e ainda colocam banco para sentar dividindo a sala? Seria bem melhor se a área o local dos uniformes ficassem livres, pois assim comissão técnica teriam mais espaço e se uma dessas pessoas da comissão “estar” PcD (seja por uma lesão, por uma torção ou até mesmo com braços ou pés imobilizados), elas iriam conseguir transitar por todo o vestiário.


Crédito: Estádio Mineirão tirou a foto especialmente para essa matéria

6.1 E chuveiro também dentro do vestiário, como mostra a figura abaixo:

Crédito: Estádio Mineirão tirou a foto especialmente para essa matéria

7º passo: subindo do vestiário:

O momento mais esperado para os torcedores e jogadores é a subida dos vestiários para o gramado. Agora temos que pensar em duas hipóteses: 1) se uma pessoa da comissão técnica “estiver” temporariamente PcD (com o uso de cadeira de rodas) como essa pessoa irá subir para o gramado?

Provavelmente, enquanto as pessoas estiverem subindo pelas escadas, essa pessoa PcD terá que ir para o gramado por outra entrada que não tenha degrau; 2) e se as crianças que estiverem para entrar com os jogadores alguma for PcD? Aí se tira essa criança e deixam as outras, ou levam todas elas para a alegria delas?

Crédito: Estádio Mineirão tirou a foto especialmente para essa matéria

8º banco de reservas:

Venho aqui reforçar sobre banco de reservas dos times, pois algum membro da comissão técnica ou até mesmo jogador que “estiver” temporariamente PcD, precisará de um lugar maior, de um acesso maior para sua locomoção durante o jogo. Então, reflitam em fazer mais espaçoso e mais alargado esse espaço.


Crédito: Divulgação/Site oficial da FGF

9º acesso de PcDs aos gramados: se entre a arquibancada e o gramado tiverem esse pequeno degrau(como mostra esse acima no banco de reservas), um cadeirante já não consegue ir ao encontro de seu jogador favorito (antes ou depois do jogo). E reparem também que entre a cadeira e o degrau há um espaço muito pequeno para uma PcD assistir o jogo de pertinho, principalmente se forem cadeirantes.


Outro item importante é: nós PcDs não queremos depender de outras pessoas para ir e vir e sim queremos fazer isso com total independência. E para isso acontecer, temos que colocar todo e qualquer tipo de acessibilidade para todos tipos de PcDs.

E para finalizar este artigo venho aqui falar que o Estádio Mineirão possui tanto as placas sinalizadas, como essa foto abaixo:

Crédito: Estádio Mineirão tirou a foto especialmente para essa matéria

Quanto pessoas chamadas “posso ajudar?” que são tipo guias de PcDs, levam e buscam, como mostram as fotos abaixo:


Crédito: Estádio Mineirão tirou a foto especialmente para essa matéria

Crédito: Estádio Mineirão tirou a foto especialmente para essa matéria


E seu estádio? Como ele é? É acessível para PcDs? Passem a reparar quando vocês forem assistir o jogo do seu time do coração.

Qualquer dúvida, entrem em contato

OBS: Texto original no site dos Torcedores.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page