Please reload

Posts Recentes

Acordei PCD, e agora?

November 29, 2016

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Porque as empresas deveriam promover PcDs

August 22, 2017

 

Se as empresas têm dificuldades em reter profissional PcD (Pessoa com Deficiência), imagina então em “promover PcD”. A empresa deveria ter por obrigação ver e acompanhar o desenvolvimento do profissional PcD, mas o mais importante também é saber a hora de promover esse profissional por competência. Este ato torna a sociedade mais consciente sobre as questões de inclusão.

Se há alguns relatos negativos enfrentados por profissionais PcDs nas empresas, por motivos de relacionamento interpessoal, imaginem numa promoção. Frases como: “Essa PcD foi promovida por ser PcD”, “Essa PcD não tem os dois braços mas mesmo assim foi promovida”, são ditas comumente, dentre tantos outros dizeres por aí.

 

As empresas interessadas em criar a promoção de PcDs precisam ,além de estar dispostas a escutar as pessoas que apresentam tais limitações, também mostrar a todos funcionários o porque do mérito da promoção ao PcD. Uma boa iniciativa é convidar funcionários a passarem um dia trabalhando em conjunto com PcDs para verem como PcDs se viram, mesmo tendo suas limitações e se superando cada vez mais. Gerariam assim admiração mútua entre colegas. Essa interação com profissionais sem limitações seria sem dúvida uma motivação a mais.  Para as pessoas SEM limitações também estarem sempre se superando e também esclarecendo dúvidas e as questões de todos com quem se relacionam, começariam a refletir, por exemplo: “Como você consegue fixar a placa sendo que você não tem a coordenação do lado direito?".

O desafio maior é a quebra de paradigmas, pois ainda há muitos preconceitos que, por algum motivo, profissionais PcDs não conseguem promoções por falta de  confiança em sua capacidade , por falta de motivação dos gestores, dentre outros.

As evoluções: educacional e profissional fazem com que as PcDs se sintam com profissionais talentosos, com potencial para evoluir na carreira, por isso seria importante que não os deixassem no mesmo cargo por muito tempo.

 

Quando falamos de uma empresa que tem em seus quadros PcDs é muito importante que possam conversar abertamente e colocar a seguinte questão para ambos os lados: diante da facilidade e dificuldade que cada pessoa com deficiência tem, qual a hora de promover? Uma conversa pode mostrar aos funcionários, que talvez a dificuldade que ele tem, possa ser a facilidade da PcD, e vice versa. E ainda comprovar que PcD merece a tal sonhada promoção. Mas promoção por mérito e não por ser PcD.

Aos profissionais que não possuem restrições fica a sugestão de sempre ver nas PcDs uma motivação a mais para quererem crescer também, tanto pessoal quanto profissionalmente. Pergunte ao PcD como se faz determinada atividade mesmo com limitações. E se você notar que uma PcD executa bem uma tarefa que você não consegue, não se sinta inferior em requerer ajuda e orientação a quem aparenta fragilidade. Seja humilde e chame-a para lhe ajudar. E quando seu chefe vier falar com você, fale que foi em conjunto com PcD. É assim que começa o processo de promoção. Pessoas reconhecendo suas competências e facilidades.

E não deixem que na hora daqueles momentos de pausa corporativa tipo: na hora do cafezinho, na hora do almoço e principalmente nos convites para as festas ou happy hours, as PcDs fiquem de fora. Pois pode ser que nessas horas surjam grandes ideias para seu trabalho do dia-a-dia.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags