top of page

Autoritarismo/Arrogância: em qual você se encaixa em cima de PcD


As pessoas já bem sucedidas sempre querem mostrar seus status e suas autoridades. A grande maioria faz com que muitas PcDs se sintam constrangidas por causa desse misto de autoritarismo e arrogância todo.


O mundo em que estamos, hoje em dia, está muito estranho, pois enquanto umas pessoas buscam mostrar seus talentos, fazendo o que sabem, outras pessoas gostam de “pisar” e até mesmo falar que naquele espaço quem “manda” é a pessoa, pronto e acabou. Outros, por sua vez, acham que o seu jeito de fazer é sempre o melhor.


Pouco se vê ou se percebe que uma entre cinquenta pessoas gosta de ajudar e estende as mãos, ensina, apoia e sempre está por perto para dar “dicas” aos iniciantes. Porém, o restante da população gosta de mostrar somente seu “status de autoritarismo/arrogância”.


Esse tipo de autoritarismo/arrogância já deveria ter acabado no século passado, pois estamos aqui no século XXI e, por mais inacreditável que seja, ainda existem pessoas querendo se sobressair em cima de outras, principalmente se for em cima de PcDs.


Nós, PcDs, só queremos o respeito das pessoas e não sermos tratadas como “coitadinhas”, com “pena”, ou com “dó” ou, até mesmo, sermos tratadas com o “autoritarismo” pela pessoa que tem dinheiro e poder que a PcD por acaso não tenha.


Porque será que as pessoas que são autoritárias/arrogantes? Porque muitas das vezes, não tem suas vidas pessoas bem sucedidas? Pois nós PcDs que somos cobradas o tempo todo, temos uma vida mais agradável pessoalmente, pelo menos a maioria das PcDs tem, outras não.


Isso faz com que cada tipo de família aja diferentemente com cada PcD. Vamos lá para algo prático: você que NÃO é PcD: trabalha, conhece ou tem na família alguma PcD? Se sua resposta for “sim”, ótimo, pois basta observar e até mesmo comparar sua vida de autoritarismo/arrogância com vida “quase normal” da PcD.


Agora se sua resposta for “não”, procure conhecer, conviver ou até mesmo convidar PcDs para um bate papo e veja como é a vida, diferentemente da sua. Essa comparação fará você (que não é PcD) parar, refletir e MUDAR seu modo de ser com as pessoas do seu convívio do dia-a-dia.


E, isso eu garanto, se você fizer essa comparação, se você refletir, pensar, mudar e colocar em prática, as pessoas ao seu redor, tanto no trabalho quanto em casa, irão perceber e verão que algo de bom lhe aconteceu.


Que tal vocês largarem esse autoritarismo/arrogância de lado e viverem como se todos fossem do mesmo nível, do mesmo patamar financeiro e profissional? Convide PcDs para um bate papo ou para uma visita em empresas, e mostrem a essas pessoas “autoritárias” que existem coisas piores do que elas fazem com seus funcionários ou colaboradores.


De acordo com o dicionário, temos as seguintes definições:

Autoritário = adjetivo. 1. relativo a autoridade; 2. que se firma numa autoridade forte, ditatorial; 3.revestido de autoritarismo; dominador, impositivo; 4. que infunde respeito, obediência; 5. a favor do princípio de submissão cega à autoridade.


Arrogante = adjetivo e substantivo de dois gêneros. 1. que ou o que arroga; 2.que demonstra arrogância; soberbo, presunçoso; 3.que é insolente, mal-educado, atrevido.


E aí, onde você mesmo se encaixa?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page