top of page

Por que aceitar vaga não compatível para PcD?


Porque as PcDs e empresas aceitam pessoas que não se encaixam na vaga? Muitas PcDs já me alegaram em aceitar qualquer vaga para trabalhar.


Já algumas empresas alegaram-me que aceitam qualquer tipo de PcDs, pois tem que "cumprir a cota".


Tanto as PcDs quanto as empresas querem arrumar trabalho, querem ser úteis, mas algumas empresas exigem que as pessoas tenham deficiência leve.


Quando algumas empresas solicitam-me buscar PcDs, já falam: não pode ser cadeirante, pois terá que caminhar por brita ou piso irregular; não poderá ser auditivo total, pois terá que falar ao rádio; não poderá ser cego total, pois terá que verificar itens no computador.


Aí vem a pergunta: qual tipo de PcD quer?


Ou então tem PcDs com nanismo que aceitam vagas em empresas, para por exemplo, cabine do pedágio; auditiva como telefonista; visual como porteiro dentre outras vagas.


São raras as PcDs que aceitam ser contratadas para não trabalhar e só cumprir a cota. Essas estão dispostas somente a receber o salário para pagar as contas e serem alvo de “discriminação” dentro e fora da empresa.


São raras as empresas que contratam PcDs pela sua competência. Essas estão dispostas a ter funcionários PcDs para não ter problemas com o MP.


Dicas para as PcDs:


Não aceite qualquer vaga de emprego, pois no início pode ser até interessante, bom, feliz por estar recebendo seu salário todo mês, mas com o passar do tempo você irá sentir um desgaste muito grande, sua auto estima não será a mesma, seu corpo não será o mesmo, sentirá dores ou perderá forças, dependendo do esforço que fizer repetidamente.


Sempre há diversas vagas e alguma delas será de acordo com o perfil de cada uma. O ideal seria que as PcDs compartilhassem as vagas e as que tem o perfil ideal que devem se candidatar e tentar.


Dicas para as empresas:


Empresas de médio e grande porte: não contratem PcDs somente para “cumprir cota”, pois se isso for feito, as PcDs contratadas não ficarão satisfeitas. Nós PcDs queremos emprego para mostrarmos nossas capacidades e não somente em receber salário no final do mês.


Nós PcDs buscamos estudar, fazer graduação, fazer pós-graduação, fazer doutorado para sermos contratados diante nossa capacidade.


Avaliem as PcDs não somente pela deficiência, mas sim pelo CHÁ (Conhecimento, Habilidade e Atitude) que quer dizer: Competência.


Dica VALIOSA para a empresa


Se sua empresa contém funcionários PcDs, mas tanto os gestores quanto os colegas de trabalho não sabem como conversar com as PcDs, contrate empresas que fazem esse trabalho de melhoria de convívio.


Se seus gestores e funcionários souberem como ser, agir, lidar com cada tipo de PcD, não é somente a PcD que sairá ganhando, e sim todos os envolvidos. Isso fará com que PcDs se sintam realmente incluídas, pois todas serão úteis e terão tratamento igualitário.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page