Automobilismo: a velocidade para inclusão


Crédito: Gustavo Acosta do Kartódromo Competikar de Uberlândia/MG


No mundo PcD (Pessoa com Deficiência) existe tanta diferença entre as pessoas “sem deficiência” em relação às pessoas “com deficiência” na vida, na sociedade e porque não no automobilismo.


Em conversa com o engenheiro Carlos Fontoura, tive a percepção de que não existe uma categoria no automobilismo para PcD, ou quem sabe, as categorias que já existem, se adaptarem para PcD.


Mas, para que haja essa categoria é preciso formar pilotos, desde a base do automobilismo para que do kart, possam traçar suas carreiras, promovendo assim a inclusão da PcD piloto.


E, nas categorias existentes, poderiam adaptar os nomes nos capacetes ou macacões e colocar Braille. Isso faz com que as PcDs visuais conseguiriam ler os nomes das equipes.


Agora, algo diferente seria criar uma categoria no Kart para PcDs. Só não teria como criar uma leva de carros “iguais” para PcDs diferentes. Cada PcD tem uma deficiência diferente e isso requer um Kart diferente para cada piloto PcD.


Eu, Ana Bracarense, tenho deficiência física chamada tetraparesia (perda parcial dos movimentos inferior e superior), ou seja, eu tenho perda de 50% da coordenação do lado direito. Portanto, para ter um Kart, a adaptação teria que ser toda do lado esquerdo.



Crédito: Gustavo Acosta do Kartódromo Competikar de Uberlândia/MG


Mas existem PcDs que ou não tem braços, ou não tem pernas ou não tem coordenação do lado direito ou do lado esquerdo, ou não escutam ou algum outro tipo de deficiência.



Crédito: Gustavo Acosta do Kartódromo Competikar de Uberlândia/MG

Categoria de Kart para PcD

Por que não colocar categoria de PcD em: Fórmula 1, Fórmula V, Fórmula E, Kart e tantas outras que existem no automobilismo? Mas já que não existem, ainda, essas categorias poderiam se adequar o que foi escrito no 3º parágrafo e, mais para frente, uma categoria especial para PcD.


Mas, para essa adequação, é preciso de um engenheiro que conheça qual adequação de cada Kart, de um lugar automotivo, é preciso de pessoas para apoiarem essa causa e fazer com que suja algo inovador no Brasil e que isso sirva de incentivo.


Então vamos colocar as mãos na massa e fazer essa acessibilidade no meio automobilístico? Começando com a acessibilidade já nas categorias que existem e futuramente criando uma nova categoria?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 by CLICK CONSULTORIA PCD.  Proudly created with Wix.com

Ana Bracarense PcD

 

(34) 9 8807-0819

ana@clickconsultoriapcd.com

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon