top of page

Fabricação de calçados para PcDs



Quem não utiliza sapatos, tênis, chinelos, não é mesmo? Tudo com numeração adequada, com estilos diferentes, tamanhos diferentes e a mesma quantidade para cada tipo de numeração. Por exemplo, de um deteminado modelo, a fábrica produz “x” pares no número 34, “y” pares no número 35 e daí por diante. Porém, os fabricantes de qualquer tipo de calçados citados acima se esquecem de um pequeno detalhe: existem PcDs e PcDs, com todo e qualquer tipo de deficiência.


Algumas PcDs não tem braços, outras não tem mãos, outras não tem pés ou pernas. Aí vem o questionamento: tem um sapato especial para uma PcD que tem somente um pé? Será que existem sapatos para esses casos? Ou, então, tem PcDs que tem um pé mais fino e o outro mais grosso: existem fabricantes dispostos a adaptarem ao formato do pé do cliente?


Existir, até existe, mas são muito raros de encontrar por esse Brasil afora. Até quando PcDs vão ter que se adequar aos calçados aos invés dos fabricantes se adequarem às PcDs?


Não existe somente uma PcD que tem problemas ou deficiência no pé. Será que nao seria a hora dessas empresas de calçados fazerem pesquisa de mercado para verem em quais estados, em quais cidades tem mais PcDs com a má formação nos pés para colocarem fábricas que façam os calçados de acordo com a necessidade de cada PcD?


Ou será que as pessoas que trabalham nessas empresas terão que virar PcD para pensarem em fazer esse tipo de encomenda?


As fábricas de calçados, em geral, poderiam pensar numa maneira em que as PcDs também sejam incluídas em vários tipos de fôrmas, bem como em estilos diferentes.


Já que as fábricas fazem estilos, cores, formatos diferentes, elas poderiam pensar em um calçado que alargue ou encurte, de acordo com os tamanhos dos pés.


Não somente para calçados fechados, mas para abertos também e ter algum modo de PcDs ajeitarem em seus pés, com variações de tamanhos ou larguras. Existem pessoas que tem pés diferentes entre si, porém não tem um calçado que se encaixe corretamente. Não conheço nenhuma fábrica que se disponha a fabricar, por exemplo, “x” pés direitos número 34 e os mesmos “x” pés esquerdos número 35, para que as pessoas que têm o pé direito menor que o esquerdo possam comprar um par assimétrico.


Essa é uma realidade atual, pois ainda não existem fábricas que fazem pares de acordo com os moldes dos pés, a menos que seja em grande quantidade. Já aconteceu comigo de uma fábrica dizer que só faria sapatos especiais para mim se eu encomendasse cem pares do mesmo modelo. Convenhamos, isso seria praticamente me condenar a usar o mesmo modelo de calçado para o resto da vida. As fábricas não fazem sapatos especiais porque fazê-los em pequenas quantidades tem um custo de produção muito alto.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page