top of page

Escassez de PcDs nas empresas


Antigamente as vagas para PcDs eram mais fáceis de ser preenchidas, pois não era preciso muito conhecimento, nem havia tantas exigências. Uma simples referência pessoal já bastava para as empresas contratarem PcDs.


Quanto mais os anos passam, mais vai ficando difícil preencher as vagas que existem, pois a maioria das empresas faz várias exigências: graduação, inglês, espanhol e/ou francês (dependendo da empresa). Porém, a maioria das empresas quer pagar apenas um salário mínimo para PcDs, mesmo fazendo tais exigências.


Isso seria normal? Se a maioria das empresas faz essas exigências para cargos baixos para PcDs, deveriam no mínimo pagar salário igual a de um cargo de pessoas consideradas “normais”.


Existem empresas que, mesmo contra o que a lei determina, têm duas vagas para assistentes de serviço: 1 preenchida por pessoa SEM deficiência e outro preenchida por pessoa COM deficiência. Mesmos cargos, mesmas atividades, mesmas funções, porém existe uma única diferença (que não deveria ter): a pessoa SEM deficiência chega a ganhar duas vezes mais do que a pessoa com deficiência.


Quando acontece isso, mais vagas vão ficando sem preencher pelas PcDs e mais funções acumuladas para a pessoa SEM deficiência. Se as vagas são iguais, os salários também deveriam ser iguais.


Outras empresas pagam o mesmo salário, e deixam as PcDs felizes por estarem ganhando o mesmo que uma pessoa SEM deficiência. Só que nesse caso existe um problema: a pessoa SEM deficiência irá reclamar que ganha o mesmo tanto de uma pessoa com deficiência, sendo que ela faz mais do que a PcD.


E com isso as vagas vão ficando escassas de PcDs; ou por causa do salário ou por causa de pessoas que não aceitam ganhar o mesmo tanto que PcDs. Será que essas pessoas sem deficiência (que querem sempre ganhar mais que PcDs) não querem virar PcDs para sentirem na pele como é ser uma?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page