top of page

Você sabe as datas comemorativas de PcDs?






Para cada tipo de deficiência existe um dia comemorativo. Algumas dessas datas são comemoradas por causa de uma pessoa específica que virou PcD. Existem vários casos, vejam alguns exemplos abaixo:

18/02 Dia Internacional da Síndrome de Asperger


Data escolhida pelo aniversário de nascimento de Hans Asperger, o pediatra austríaco que deu nome à síndrome. Em 1944, ele publicou um artigo numa revista especializada a respeito de um conjunto de características de um grupo de crianças, que apresentavam algo que as distinguia do autismo propriamente dito.


Na década de 1990 prevaleceu a ideia de que se tratava de uma variedade do autismo e um transtorno global do desenvolvimento. Atualmente considera-se um subgrupo dentro dos transtornos do espectro do autismo (TEA).


21/03 Dia Internacional da Síndrome de Down


A data foi escolhida pela organização Down Syndrome International, através da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra.E faz alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas portadoras da Síndrome de Down.


A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar, e a inclusão dos portadores de Down na sociedade.


A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças.Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos.


30/03 Dia Mundial do Transtorno Bipolar


Esta data é o dia do aniversário do pintor Vincent Van Gogh, que foi postumamente diagnosticado como sendo, provavelmente, portador do transtorno bipolar.


A visão do Dia Mundial do Transtorno Bipolar é chamar a consciência mundial para transtornos bipolares e eliminar o estigma social. Por meio da colaboração internacional, o objetivo do Dia Mundial Bipolar é levar informação à população mundial sobre os transtornos bipolares para educar e melhorar a sensibilidade para a doença.

Transtorno bipolar é uma doença mental que representa um desafio significativo para os portadores, profissionais de saúde, familiares e nossas comunidades.


Enquanto a aceitação do transtorno bipolar como uma condição médica - como diabetes e doenças do coração – venha crescendo em algumas partes do mundo, infelizmente o estigma associado à doença ainda é uma barreira aos cuidados e continua a impedir o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz. A fim de resolver essa disparidade na forma como o transtorno bipolar é visto em diferentes partes do mundo, a Asian Network of Bipolar Disorder (ANBD), a Fundação Internacional Bipolar (IBPF) e a Internacional Society for Bipolar Disordes (ISBD) se reuniram para trabalhar sobre o conceito de estabelecer o Dia do Transtorno Bipolar no mundo todo.


02/04 Dia Mundial da Conscientização do Autismo


Foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos. Mas é comemorado dia 2 de Abril.

A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.


08/04 Dia Nacional do Braille


A data é dedicada à reflexão sobre a importância de mecanismos que favoreçam o desenvolvimento das pessoas cegas ou com baixa visão. O sistema Braille de escrita e leitura foi criado há cerca de 200 anos na França. Chegou ao Brasil por meio de José Álvares de Azevedo, que aprendeu a técnica ainda criança e se dedicou a disseminá-la, com apoio do Instituto de Cegos, hoje Instituto Benjamin Constant (IBC), no Rio de Janeiro.


Sarah Arruda nasceu cega. Moradora de Samambaia, a cerca de 30 quilômetros de Brasília, dependia dos pais na infância e parte da adolescência para ler um texto. Mas, há quatro anos, aprendeu o sistema Braille e agora se sente livre. “Hoje, eu consigo ter mais independência, ler, escrever, me expressar, tudo; é importante para estudar e ter um futuro melhor”, comemora a jovem de 19 anos, que cursa o primeiro ano do ensino médio.


24/04 Dia Nacional de Libras


Marca a data do reconhecimento oficial da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação e expressão, em 24 de abril de 2002. A Libras tem origem na década de 1850, a partir da união da antiga língua de sinais brasileira com a língua de sinais francesa, ensinadas no Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES), que tinha o nome de Instituto dos Surdos.


A Libras é usada por aproximadamente 5 milhões de pessoas no país, segundo dados da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis). Trata-se da principal forma de comunicação para boa parte dos cidadãos surdos. É um direito assegurado pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência na educação, no trabalho e na cultura.


21/09 Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência


Foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.


Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então, em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos, e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.


22/09 Dia do Atleta Paralímpico


Esta data visa homenagear, apoiar e divulgar todo o trabalho dos atletas Paralímpicos, além de agir como uma ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência. Atletas Paralímpicos são aqueles que apresentam algum tipo de deficiência e que participam dos Jogos Paralímpicos, uma versão dos Jogos Olímpicos com modalidades adaptadas para esportistas com necessidades especiais.


O objetivo também é pôr em evidência todas as necessidades, reivindicações e lutas enfrentadas pelos esportistas brasileiros com deficiência.


Oficialmente, o Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi instituído8 de maio de 2012. Esta data é celebrada em sequência ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro.


24/09 Dia Mundial do Surdo


O mês todo é conhecido como Setembro Azul. São realizados diversos eventos como palestras, seminários, festas e apresentações. É um movimento que comemora os avanços históricos dos movimentos sociais e as conquistas dos surdos pelos seus direitos linguístico e cultural.


A cor azul foi escolhida pelo Dr. Paddy Laddy, que é surdo e ativista da causa das pessoas surdas. A representação foi feita por meio de uma fita e simboliza o XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, que ocorreu em 1999 na Austrália. Na ocasião, uma cerimônia homenageou as vítimas da opressão e audismo (como é conhecida a discriminação das pessoas surdas).


26/09 Dia Nacional do Surdo (Brasil)


A data representa uma oportunidade para relembrar os desafios e as lutas por melhores condições de vida das pessoas com deficiência auditiva. Para marcá-la, em 2014 foi inaugurada uma Central de Libras na Escola Estadual Barbosa Lima, em Recife.


Para o então secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, o principal desafio é chamar a atenção sobre a importância da disseminação da língua brasileira de sinais (Libras) no país. “Esse dia é importante para valorizar o protagonismo desse grupo e firmar a luta pela afirmação da língua brasileira de sinais, que é reconhecida como a segunda língua oficial do povo brasileiro desde 2002”, destacou. “É preciso fortalecer o acesso das pessoas surdas à comunicação.”


10/11 Dia Nacional do Doente Auditivo


O combate e a prevenção à surdez tornam-se destaque para levar informação e educação sobre saúde auditiva para população. A perda auditiva é uma das deficiências mais comuns dos brasileiros.


Ela pode ter várias causas, seja pelo envelhecimento, inflamações ou histórico na família. É importante tomar alguns cuidados para evitar essa perda, como evitar sons acima de 85 decibéis.


03/12 Dia Internacional da Luta dos Portadores de Deficiência


Esta data foi criada através de uma Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU, em 14 de outubro de 1992.


Na mesma data escolhida pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, também se comemora o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência – criado em 1982, o qual tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência, seja ela física ou mental.


Além disso, busca também conscientizar as pessoas sobre a importância de inserir os portadores de deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, a econômica e a cultural.


De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial é portadora de alguma deficiência.


Dia 05/12 Dia Mundial da Acessibilidade


Adaptação de espaços físicos, adequação de linguagem, adoção de tecnologias, inclusão de trabalhadores portadores de deficiência e assinatura de convênios com entidades. Estas são algumas atitudes que devem ser tomadas por toda a sociedade para tornar cada vez mais acessíveis os espaços públicos e privados a todas as pessoas.


Acessibilidade não é só uma forma de facilitar o acesso a pessoas portadoras de alguma deficiência; pessoas idosas e convalescentes também sofrem com algum tipo de barreira natural que não lhes permita locomoverem-se adequadamente e com total liberdade.


Não é preciso ser deficiente para ter direito à acessibilidade. O objetivo da data é alertar a sociedade para a questão da acessibilidade como um direito de todos, independente da condição física, sensorial, ou intelectual.


PERGUNTA:

Para que "datas comemorativas para PcDs" sendo que nossos governantes estão querendo RETROCEDER à nossa lei ? Não é mesmo?

Eu gostaria que nossos governantes VIRASSEM PcDs por: um dia, uma semana, um mês, um semestre, um ano, sofressem NA PELE o que nós PcDs sofremos. Aí "talvez" eles irim repensar nesse retrocesso.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page