top of page

Profissionais na área de Educação Física para PcDs




Durante os ensinos fundamental e médio, os alunos têm a disciplina chamada Educação Física. O Educador Físico é um profissional de nível superior, e durante sua graduação assimila conhecimentos profundos das áreas médica, pedagógica, psicológica e social.


É, em muitas das vezes, conhecido e chamado de professor, já que boa parte das faculdades dão enfoque à licenciatura durante a formação. Em seu currículo, tem cursos de anatomia, fisiologia, psicologia do desenvolvimento e comportamental, sociologia, modalidades esportivas e atléticas, ginástica, disciplinas pedagógicas, dança e outros.


Por atuar em campo vasto, normalmente este profissional possui especializações ou pós-graduação no nível de mestrado ou doutorado.


Porém é bastante importante que esse profissional tenha consciência de que alguns de seus alunos vão precisar de cuidados especiais ou de acompanhamentos mais de perto. Os alunos PcDs não querem saber de ir para a aula de Educação Física e ficar sentados em um canto apenas esperando o período terminar. Querem, sim, participar juntamente com seus colegas.


E é nessa hora que os profissionais de Educação Física têm que ficar atentos e ajudar todos os alunos a se divertir e praticar exercícios.


Muitos profissionais da Educação Física (principalmente os mais antigos) têm receio de colocar PcDs juntamente com os outros alunos. Ou por não saber se comunicar com eles ou pelo tipo da deficiência.


Os profissionais de hoje já recebem essa orientação, e estão tentando de toda forma incluir as PcDs nas atividades físicas. Quem sabe, a partir dessas atividades físicas, surjam grandes paratletas para representar o Brasil em futuras Paralimpíadas.


Os profissionais de Educação Física precisam ficar atentos às evoluções da medicina, dos aparelhos, das tecnologias e dos medicamentos, para que as PcDs possam acompanhar os outros alunos, fazer os exercícios em seu ritmo e ter uma vida mais saudável; afinal, exercícios físicos são as melhores formas de ficar bem com o corpo e com a mente.


Com isso, esses profissionais podem orientar as PcDs nas modalidades que melhor as atendem, até para, quem sabe, seguirem a carreira. Pois muitos dos paratletas atuais iniciaram a prática esportiva porque descobriram através da Educação Física o seu esporte ou porque se tornaram PcD e quiseram começar uma nova atividade.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page